Após 2 semanas, terminam os Jogos Universitários Brasileiros em Natal



“Retornar ao Nordeste numa cidade que é bastante atrativa, isso facilitou bastante. A estrutura que a gente conseguiu atender aqui no Boulevard dos Atletas, tanto para o comitê organizador quanto nas áreas competições realizadas aqui no Centro de Convenções de Natal, acho que facilitou toda a nossa operação. Os locais de competição, por também não ser numa cidade tão grande, facilitou a operação de transporte, de deslocamento das delegações. Então acho que isso fez com que os JUBs deste ano fossem, podemos dizer assim, mais tranquilos”, avaliou Battiste.
Notícias relacionadas:
- Vitória derrota Bahia e ganha fôlego na luta contra o rebaixamento.
- Liverpool não terá Alisson em clássico contra Manchester United .
- Carioca aproveita prova de rua para visitar o Cristo pela primeira vez.
“Estamos muito felizes com o tiro com arco, é uma competição bastante interessante, nos surpreendeu o número de participantes, por ser o primeiro ano”, avalia Alessandro. “A gente faz uma pesquisa das modalidades, vê o interesse dos alunos, o que acontece nas universidades”, acrescenta.
Battiste também destaca outras modalidades que cresceram nesta última edição do JUBs.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
“O cheerleading a cada ano vem surpreendendo mais, a gente começou com seis ou nove estados, agora a gente está com quase 18 estados. Nós tivemos 25 estados em todas as modalidades coletivas, o basquete feminino este ano foi uma surpresa enorme com 27 estados participando, 27 universidades, uma de cada estado, então isso vem nos surpreendendo positivamente”, festeja.
Durante o evento, foi anunciado que a próxima grande edição dos JUBs será realizada no estado de Goiás no ano que vem, nas cidades de Goiânia e Trindade. A meta para o próximo ano é ousada: reunir nove mil estudantes-atletas de todo o Brasil. Para Battiste, a realização vai ser um desafio, mas a equipe da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) já teve a experiência de organizar eventos esportivos no estado em 2025, como o JUBs Fut (com competições de Futebol, Fut7, X1 e X2) e o JUBs Atléticas (que reúne equipes ligadas a associações atléticas acadêmicas).
“A gente tem essa facilidade de entender a realidade da cidade em si, mas a gente tem outras preocupações. A gente sai de uma cidade praiana, volta pro Centro-Oeste, com outro tipo de belezas, outro tipo de dificuldade. Goiânia é uma cidade grande, tem o deslocamento, o trânsito. Enfim, a gente já está se reunindo, já fez algumas visitas, agora em novembro a gente vai voltar para Goiânia para poder ajustar esses detalhes” conclui.
Maior competição universitária da América Latina, os JUBs são realizados anualmente pela CBDU. A data de realização do evento em 2026 ainda não foi definida, mas deve ser divulgada ainda em novembro deste ano. O cronograma da CBDU do ano que vem já tem previstas as outras edições dos Jogos Universitários Brasileiros. Os JUBs FUT serão realizados em Aracaju (SE) em abril e os JUBs Praia estão previstos para maio em Guarapari (ES). .
* Verônica Dalcanal viajou a Natal à convite da CBDU.
COMENTÁRIOS